segunda-feira, novembro 13, 2006

Os Cavaleiros de Hoje. A Honra e a Educação.

Há séculos atrás, existiram os cavaleiros que serviam Reis. Alguns haviam que se regiam por uma conduta de disciplina, pela educação e pela Honra. A honra de servir o seu Rei e o seu reino - na figura dos seus conterrâneos. A educação fazia também parte deles. Estes valores não eram usados para os enaltecer ou elevar acima dos outros mas sim como conduta de vida que haviam escolhido e da qual não abdicavam acontecesse o que acontecesse.

Passaram-se os séculos mas o coração desses cavaleiros não esqueceu aquilo que tão nobremente havia aprendido. Eram valores eternos, gravados na sua alma, e que não se diluíam com o passar das eras. Nos dias de hoje não é fácil reconhecer esses homens mas tenho a certeza de que eles existem. Hoje, já nem sequer ouvimos falar da honra e da educação para com o próximo. Muitas vezes estes valores são até tidos como ridículos por diversas pessoas à nossa volta. Essa é uma das razões que faz tornar tão difícil encontrar hoje os verdadeiros cavaleiros de outrora. Esses cavaleiros, homens comuns hoje, sabem que não é por falar ou por contar a terceiros que se cultivam essas qualidades no ser. É sim dentro de cada um que elas devem nascer. É através de dia após dia, das acções que cada um empreende e do exemplo que de forma natural daí emana, que a honra e a educação acaba por ser revelada aos outros.

É verdade que um homem irado pode facilmente influenciar uma multidão de gente insatisfeita. É também verdade que a energia agressiva desse único homem pode propagar-se pela multidão como chamas que se multiplicam no meio de erva seca num dia de vendaval. Mas também é verdade que o Exemplo de um homem honrado e educado, por muitos anos ou séculos que possam passar, quando atinge o coração de outro homem pode fazer crescer neste último uma energia que, apesar de mais discreta, tem muito mais valor e até mesmo força do que a da raiva ou do ódio.

O que acontece é que a Honra e a Educação são ambas filhas do Amor e por isso elevam bem alto a Alma e o Coração do homem, dentro dele e em relação aos seus semelhantes. A raiva, a má educação e o ódio estrangulam o coração do homem e empurram-no para baixo, para zonas por vezes hediondas onde energias semelhantes habitam.

Perguntamos então: o que é feito, assim sendo, dos cavaleiros de outrora ? Onde estão eles na nossa sociedade que cultiva hoje a vaidade e o egoísmo ?

A resposta: Ao Serviço d’Aquele que sempre os guiou pelo caminho do Bem. Ao Serviço do Mestre que sempre esteve Dentro deles.

2 Comments:

Blogger Maf said...

Todos os dias é a batalha de fazer e ser diferente...
A esperança de que talvez hoje se tenha conseguido alcançar mais um pouco.
Depois é a junção do Clã que finalmente se encontrou nesta vida e assim poder fazer em conjunto a progressão do caminho do bem e da honra...
Por vezes quando estou prestes a perder a esperança, olho para o céu e conduzo-me à inspiração dos cavaleiros e junto-me a eles, para assim poder alcançar o que é correcto e a forma de progressão do ser.
Neste Universo de Cavaleiros e Damas em que apesar da consagração não o ser de forma física, tenho a certeza de que todas as vezes que estou convosco é mais um motivo de graças e admiração...
Bem hajas

2:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Com o passar dos Séculos e o “evoluir dos tempos”, estamos a passar um a era de materialismo intenso onde as pessoas estão a esquecer todos os seus princípios, tornando-as de um modo cego, em pessoas iníquas. Só Deus sabe, ao pôr neste mundo pessoas de bem e que estas possam ser escolhida como os seus Cavaleiros para combater essa iniquidade, mas para isso estejam sujeitas a vários testes, provando assim a sua honra ao REI.

11:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home