terça-feira, maio 08, 2007

Mente


Cavalo de batalha, completamente indomável, que se não for refreado a tempo pode causar bastante dano. Como parar este cavalo? Não percebo muito de equitação mas acho acertado dizer que quando ele vai ainda a trote, será bem mais fácil refreá-lo do que quando largado ao vento num galope incontrolável. Acontece-me isso com os pensamentos. Daí a pergunta: como parar este cavalo que contém dentro dele a mais pura luz de tranquilidade, mas que não deixa de correr descontrolado ao sabor da mais pequena brisa? Não pensar? Parar a mente? Mas como? Até esta própria pergunta despoleta uma série de pensamentos em sequência… Estou cansado… muito cansado… Sofro internamente por causa disto, com dores de cabeça. Se conseguisse visualizar o chakra da 3ª visão, provavelmente assustar-me-ia com a sua aparência. A comiseração, no entanto, não serve a ninguém. Melhor serve, pelo que os Mestres dizem, a acção. No meu caso específico, a inacção. A inacção da mente. Algo que tornará aparentemente uma pessoa num ser não pensante. E, no entanto… sinto nessa inacção mental um possível alívio para este estado de coisas. Mais do que isso. Uma necessidade vital.

2 Comments:

Blogger India said...

Não pensar porquê? Se regeres o teu pensamento com autocontrolo suficiente, podes aprender a controlá-lo e a levá-lo para onde precisas.
Rodeia-te de luz, anda na luz e os teus pensamentos seguir-te-ao!
Antes de te deixares divagar, rodeia-te de anjos de luz, porque eles andam sempre connosco apesar de não os vermos, depois de sentires o calor de Amor deixa-te guiar por eles! A sensação é muito boa e, com o hábito, acabas por saber que não tens nada a temer!
Os pensamentos interiores, a meu ver, são pequenos tijolos que te vão construindo por dentro. Pões e tiras os que mais te dizem algo. E quando a tua muralha da personalidade e princípios estiver bem forte, porque temê-la? És tu! E se não gostares do que vês ou o que construiste deixou de ter a ver contigo, deita-a abaixo e reconstrói-a de novo! A descoberta de ti é o que torna esta Vida digna de ser vivida!
Fiquem bem!

9:16 da tarde  
Blogger sirius said...

Boas.
Lembra-te de que tu estás para além do pensamento. A mente é apenas um instrumento, nada mais.
Existem vários exercicio da Yoga
úteis para este fim.O contemplar a chama de uma vela até a mente se acalmar; um mantra, etc.
Comtemplando o teu objectivo, com amor e devoção, aos poucos vais-te tornando um espelho e canal Dele mesmo.
Abraço

2:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home